Telescópio de acesso remoto e gratuito entra em operação no país

Você é daquelas pessoas que adoram observar o céu, em noites estreladas ou com uma lua linda? Para alguns, estar com os olhos atentos às constelações, planetas e todo o universo vai muito além do que estamos acostumados a fazer. Envolve trabalho, pesquisa e claro, o auxílio de bons instrumentos!

Com o objetivo de democratizar ainda mais o conhecimento em astronomia e astrofotografia, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) anunciou na última quinta-feira (22) a inauguração de um observatório brasileiro remoto, público e gratuito.

O grande astro do 24º Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), evento que está sendo realizado até o dia 30 de julho, foi o Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES), lançado oficialmente pelo Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes.

TeRES consiste num projeto de pesquisa e divulgação científica desenvolvido pelo coordenador do observatório, Márcio Malacarne, e pelo estudante universitário, Fábio Alvarenga, dando ao público, em geral, a oportunidade de aprender habilidades e técnicas usadas por astrônomos profissionais, de forma gratuita e sem a necessidade de instalação de aplicativos.

O acesso ao telescópio do observatório será realizado através de uma interface amigável, segura e em português e suas imagens poderão ser vistas em tempo real, apenas com o uso do computador ou navegador.

Mesmo aberto a toda a comunidade, TeRES estará disponível especialmente a estudantes com projetos em astrofísica e em astrofotografia, e a professores interessados em visitas virtuais e astrofotografia com seus alunos ou em participar de trabalhos ou pesquisas de iniciação científica.

Se você ficou interessado, precisará aguardar mais um tempinho. É que, de acordo com o site indicado para o preenchimento do formulário de acesso, as inscrições para 2021 já foram encerradas.

Para mais informações, confira o site https://astro.ufes.br/

A aí? Ficou curioso(a) pra ver o TeRES em ação? Conta pra gente!!😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: