Você é daquelas pessoas que adoram observar o céu, em noites estreladas ou com uma lua linda? Para alguns, estar com os olhos atentos às constelações, planetas e todo o universo vai muito além do que estamos acostumados a fazer. Envolve trabalho, pesquisa e claro, o auxílio de bons instrumentos!
Com o objetivo de democratizar ainda mais o conhecimento em astronomia e astrofotografia, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) anunciou na última quinta-feira (22) a inauguração de um observatório brasileiro remoto, público e gratuito.
O grande astro do 24º Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), evento que está sendo realizado até o dia 30 de julho, foi o Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES), lançado oficialmente pelo Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes.
TeRES consiste num projeto de pesquisa e divulgação científica desenvolvido pelo coordenador do observatório, Márcio Malacarne, e pelo estudante universitário, Fábio Alvarenga, dando ao público, em geral, a oportunidade de aprender habilidades e técnicas usadas por astrônomos profissionais, de forma gratuita e sem a necessidade de instalação de aplicativos.
O acesso ao telescópio do observatório será realizado através de uma interface amigável, segura e em português e suas imagens poderão ser vistas em tempo real, apenas com o uso do computador ou navegador.
Mesmo aberto a toda a comunidade, TeRES estará disponível especialmente a estudantes com projetos em astrofísica e em astrofotografia, e a professores interessados em visitas virtuais e astrofotografia com seus alunos ou em participar de trabalhos ou pesquisas de iniciação científica.
Se você ficou interessado, precisará aguardar mais um tempinho. É que, de acordo com o site indicado para o preenchimento do formulário de acesso, as inscrições para 2021 já foram encerradas.
Para mais informações, confira o site https://astro.ufes.br/
A aí? Ficou curioso(a) pra ver o TeRES em ação? Conta pra gente!!😊