Banco Central anuncia novas mudanças nas transações com o Pix

Com o objetivo de agilizar ainda mais os pagamentos e transferências realizados através do sistema de pagamentos instantâneo, Pix, o Banco Central acaba de anunciar algumas mudanças nas transações feitas pelo sistema que passarão a ser feitas em união ao Open Banking, através de um iniciador de pagamento. Confira!

O iniciador de pagamento não se trata apenas de um intermediário, mas uma instituição credenciada pela autoridade monetária. O serviço de iniciação ocorrerá, por exemplo, na realização de uma transferência onde poderá ser utilizado um aplicativo fornecido pelo próprio iniciador que após iniciar um Pix, direcionará o usuário para o app do banco responsável por autenticar a transação.

Outra situação na qual o iniciador participará é nas compras on-line, em sites ou apps de delivery, transporte e compra de mercadorias, substituindo a leitura ou copia do QR Code e o uso do Pix Copia e Cola, o usuário será direcionado para a tela de autenticação da transação no app do seu banco e, ao concluir a transação, enviado de volta para a loja virtual ou app.

O objetivo é encurtar as etapas percorridas atualmente pelos usuários para três: início da compra, autorização e autenticação da transação. “Antes eram necessários sete passos, agora são três”, afirma Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.

Quando o serviço de iniciação de transação de pagamento no Pix passará a ser utilizado?

A nova forma de transação que une Pix ao Open Banking, seguirá um cronograma:

  • 30 de agosto, começa a inserção manual e chave Pix;
  • 30 de setembro, começam as transações diretamente pela instituição que prestar o serviço de iniciação;
  • 1º de novembro, as transações por QR Code estático e dinâmico.

Importante ressaltar que a realização do Pix, a partir do serviço de iniciação, somente será possível com o consentimento do usuário ao compartilhamento do serviço, etapa regida pelas regras definidas no âmbito do Open Banking.

E aí? O que achou da novidade trazida pelo Banco Central? Você já realiza pagamentos e transferências com o Pix? Conte pra gente nos comentários!⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: