Criminosos afirmam desbloquear todos os modelos de iPhone

Qual seria sua reação se alguém afirmasse conseguir desbloquear todos os modelos de iPhone? Difícil acreditar, certo? No entanto criminosos presos no fim de 2020 realmente fizeram essa proeza. É o que conta a reportagem realizada pela Folha de São Paulo, com investigadores do caso.

De acordo com as informações da reportagem, os criminosos, de fato, conseguiam desbloquear todos os iPhones, até a série 11, já que o modelo 12 ainda não tinha sido lançado no Brasil.

Para conseguir desbloquear os aparelhos, os criminosos retiravam o chip do dispositivo roubado e o inseria em outro desbloqueado. Em seguida, faziam pesquisas nas redes sociais para descobrirem qual conta estava vinculada ao número de linha.

Feito isso, buscavam o endereço de e-mail utilizado pela vítima em processos de backup do conteúdo do dispositivo, principalmente em nuvens iCloud e Google Drive, atentos às extensões @gmail.com. Após terem baixado as informações da nuvem no novo aparelho, passavam a procurar qualquer indício da palavra “senha”.

Desta forma, os criminosos conseguiam os números de acesso ao celular roubado e também os relacionados às contas bancárias, tornando-se possível a transferência de todo valor obtido para suas próprias contas.

Crimes desse tipo vem preocupando a polícia, setores de serviços ligados às empresas de telefonia e bancárias, principalmente devido ao ressarcimento e ações judiciais.

Procurada pela reportagem, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que os apps bancários contam com elevado grau de segurança, o que impossibilitaria qualquer violação. Já a Apple decidiu não se manifestar sobre o fato.

Para os usuários do iPhone, o conselho é tomar cuidado redobrado ao manusear os aparelhos principalmente em espaços públicos. Muitos furtos são realizados por jovens de bicicleta que se aproveitam da distração das vítimas ao falar ou mexer no celular.

Conta pra gente! Já foi vítima de crimes como esse? O que faz para se prevenir? Escreva aqui abaixo nos comentários.⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: