Centro de Inteligência Artificial é lançado no Brasil

Os avanços na área da tecnologia estão a todo vapor! Conheça o BI0S, Brazilian Institute of Data Center, o mais novo Centro de Inteligência Artificial Aplicada, lançado em solo brasileiro, graças à parceria realizada entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Templo.cc, hub de inovação que ajuda empresas a se desenvolverem digital e culturalmente.

O BI0S é um dos seis centros aprovados na chamada pública da FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Conectado a uma rede global de cientistas e empreendedores, o BIOS tem como objetivos, expandir a fronteira aplicada da inteligência artificial (IA), difundir a cultura de dados em todo o país e auxiliar na solução de problemas em larga escala, incentivando iniciativas e produtos inovadores.

Linhas de pesquisa do BI0S

O BI0S buscará integrar áreas já consolidadas nos estudos em inteligência artificial, a partir de uma abordagem interdisciplinar, seguindo o desenvolvimento de três trilhas de pesquisas:

  • Saúde, com ciência de dados aplicada à medicina;
  • Agro, com foco em trazer ganhos de produtividade para a indústria agropecuária;
  • Método, a base das demais trilhas, dedicada ao estudo dos algoritmos, das técnicas e bases teóricas de aprendizagem de máquina e da inteligência artificial.

Todos os trabalhos contam com a utilização do ecossistema da própria Unicamp, escolhida como cede do projeto, e com a rede da Templo.cc, responsáveis por promover as pesquisas e estimular o desenvolvimento da área.

Mais de 120 pesquisadores tanto da universidade quanto de diversas instituições parceiras, como Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto; Fitec, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) estão envolvidos.

Além do apoio acadêmico, a iniciativa conta com a parceria de empresas privadas, como o Hospital Israelita Albert Einstein, Motorola, Binder, Vera Cruz, IBM e Polo Digital.

O Centro pretende unir produção, difusão de conhecimento e geração de negócios e para isso, conta com um investimento de R$ 10 milhões, a ser realizado durante cinco anos. Dessa quantia, metade provém de repasses públicos e a outra metade, de parcerias com a iniciativa privada.

Desta forma, a transformação digital começa a ocorrer no país, “conjugando excelência científica com a ética nas aplicações da inteligência artificial”. Afirma o gestor executivo do BI0S e professor Henrique Sá Earp.

Para saber mais, acesse Bios.com.br

O que achou da novidade? Gosta de acompanhar as novidades do mundo da tecnologia?? Não deixe de conferir as matérias aqui no blog e estar sempre de olho em nossas redes sociais! Até mais!😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: