Chave física é estudada como alternativa à verificação por Captcha

Sabe aqueles procedimentos tão comuns de serem realizados durante a navegação pela internet? A verificação por Captcha é um deles. Certamente você já a executou diversas vezes, mesmo sem saber direito seu significado. Vem conferir com a gente sobre o que consiste esse procedimento e a alternativa estudada para sua substituição.

Captcha é um tipo de medida de segurança conhecido como autenticação por desafio e resposta que visa provar que quem realiza o acesso a determinado conteúdo da internet é um ser humano e não um computador tentando invadir uma conta protegida por senha.

A verificação por Captcha pode ser feita de duas formas: através de uma sequência de letras e números gerada aleatoriamente, visualizada como uma imagem distorcida junto a uma caixa de texto ou por meio da seleção de fotos a partir de um objeto indicado.

Mesmo com os benefícios à segurança, verificam-se alguns malefícios, como o tempo gasto na execução dos desafios, principalmente no acesso a cadastros e prestação de serviços ou informações de empresas e governos.

Pensando nisso, a Cloudflare, empresa de hospedagem, estuda a possibilidade da utilização de chaves físicas em substituição da verificação por Captcha, como as que já são usadas atualmente em sistemas de autenticação de múltiplo fator.

Como funcionaria a chave física?

Em vez de digitar palavras ou escolher imagens, propostas nos desafios da Captcha, o usuário seria convidado a inserir os dispositivos no USB do computador ou realizar a sincronização com o celular pelo Bluetooth, processo bem menos trabalhoso.

Segundo dados obtidos pela Cloudflare, os usuários perdem cerca de 32 segundos resolvendo os desafios da Captcha, enquanto com o uso das chaves, o problema é resolvido em aproximadamente 5 segundos. Além disso, as chaves podem permanecer conectadas aos computadores de uma companhia ou serviço, o que tornaria o processo ainda mais rápido.

A Cloudflare acredita que, com a popularização das chaves de segurança, até mesmo senhas possam ser substituídas futuramente. Interessante, não é mesmo?

Para isso, o acesso às chaves ainda precisa ser difundido amplamente para todos os usuários e não apenas às celebridades, políticos e ativistas, por exemplo.

Caso queira saber mais, acesse Cloudflare Challenge.

E aí? O que achou da ideia? Você também já está cansado de marcar semáforos, ônibus, faixas de pedestre?😂 Conte aqui pra gente nos comentários!👇

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: