Botão de inicialização é criado para alternar entre Linux e Windows

Desenvolvedor que acompanha o DigiBlog, temos uma perguntinha a fazer, na verdade duas: você utiliza Linux e Windows na mesma máquina? Está cansado do modo de funcionamento do gerenciador de boot GRUB? Caso suas respostas forem afirmativas, seus problemas acabaram!

A solução vem de uma ideia simples e funcional do desenvolvedor Stephen Holdaway que, cansado do modo padrão de alternância entre os dois sistemas operacionais via GRUB, decidiu inovar o processo, por meio de um botão instalado em sua mesa.

Para entrar no Linux, Holdaway costumava ligar o computador e esperar o sistema ser carregado, porém, quando necessitava do Windows, ele precisava selecioná-lo na lista de opções do GRUB, dentro de um intervalo de tempo, caso contrário, o Linux era carregado como padrão.

Como o desenvolvedor já sabia, com antecedência, qual sistema seria utilizado, decidiu criar o botão e acabar de uma vez por todas com o ritual. Para isso, além do botão de seleção, foi necessário o uso de uma pequena placa USB equipada com um microcontrolador STM32 (um chip de baixo custo e arquitetura ARM).

Ao estudar o funcionamento do GRUB, Holdaway descobriu que ele apresentava suporte nativo a dispositivos USB. Então, um dos passos foi realizar uma codificação para que a placa fosse reconhecida como um dispositivo de armazenamento, com direito a um sistema de arquivos emulado (FAT12).

Com o firmware da placa USB codificado, o GRUB passou a ser capaz de carregar o sistema operacional correspondente à posição do seletor.

Sobre a possibilidade de utilização do Windows Subsystem for Linux (WSL) para rodar o Linux no Windows, o desenvolvedor esclareceu via Twitter, que prefere contar nativamente com o Linux por considerar Gnome e KDE ambientes mais confortáveis para o seu trabalho.

Confira abaixo algumas imagens do projeto:

Componentes do projeto (Imagem: divulgação/site do projeto de Stephen Holdaway)
Componentes conectados (Imagem: divulgação/site do projeto de Stephen Holdaway)
Botão instalado (Imagem: divulgação/site do projeto de Stephen Holdaway)

Caso você queira conhecer mais sobre ele, clique aqui.

E aí? O que achou do projeto feito pelo desenvolvedor? Conte aqui sua opinião!⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: