Os Superapps e o modelo de negócio apresentado pelas grandes empresas de tecnologia chinesas

Os superapps são plataformas desenvolvidas por grandes empresas de tecnologia chinesas, as big techs, como são chamadas, que controlam dezenas de outras empresas que vão desde serviços de saúde até pagamentos.

Os cidadãos chineses, utilizando apenas uma plataforma, um único superapp, podem fazer compras, pagamentos, agendamento de consultas médicas e até mesmo conversar com seus contatos, através da função de mensageria.

Acredita-se que a grande competitividade do mercado doméstico chinês seja a principal motivação para o sucesso das big techs que cresceram aproveitando investimentos públicos em infraestrutura e comprando outras empresas menores.

Com essas grandes empresas, a China se insere na competição global do setor de tecnologia, antes dominado pelos Estados Unidos e Europa. Além disso, serve como exemplo de investimento em negócios que integram uma só plataforma, a países que apresentam oportunidades de crescimento e transformação digital, como o Brasil.

Um exemplo brasileiro, de empresa de olho na tendência dos superapps é a Magazine Luiza que desde 2017 já realizou mais de 20 aquisições, envolvendo ecommerce, logística, serviços financeiros, marketing e entretenimento.

Os superapps vieram para facilitar a vida das pessoas, diminuindo a utilização de muitos apps por dia. Cabe a você usá-los com bom-senso, aproveitando o que oferecem de melhor, sem deixar que a pressa e o imediatismo te façam refém desse tipo de tecnologia.

Qual sua opinião a respeito dos superapps? Como eles seriam úteis para você e sua empresa? Conte pra gente, nos comentários aqui abaixo! Até mais!⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: