Os tipos de atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente se desenvolveu ao longo dos anos conforme seu comportamento. Com a evolução da sociedade, as pessoas também evoluíram nas formas de relacionamento e de contato. Neste cenário, a tecnologia teve um grande impacto, influenciando as relações e comportamentos.

Os tipos de atendimento também mudaram e outros, claro, permaneceram! Vamos falar hoje de 4 formas de atendimento ao cliente! 

  1. Atendimento físico 

O atendimento físico pode ser o mais antigo e comum que existe. Ele ocorre quando o cliente se dirige até o seu negócio, fisicamente e precisa ser atendido. É realizado em um local, como lojas de varejo, restaurantes, bares, cafés, supermercados etc. 

Nesse tipo de atendimento, é preciso que o funcionário esteja a par de todos os produtos e serviços oferecidos, tenha confiança, conhecimento e respeito para informar os clientes, sem ser inoportuno ou invasivo.

  1. Atendimento telefônico 

O atendimento telefônico pode ocorrer também nas lojas físicas, mas com o cliente não estando fisicamente no local. Um exemplo é o SAC da empresa, um atendimento tanto para resolução de dúvidas e problemas, como para realizar vendas. 

Nesse tipo de atendimento, precisamos estar atentos ao tempo que o cliente precisa esperar para ser atendido. Muito tempo selecionando as opções de atendimento ou apenas para conseguir falar com alguém, pode se tornar um grande problema! 

É preciso se certificar também que o sistema de telefonia funcione bem para que não ocorra ruídos de comunicação. 

  1. Mídias sociais 

Com o advento das mídias sociais como o Facebook e o Instagram, muitas empresas também criaram seus perfis como forma de estreitar ainda mais o contato e relacionamento com os clientes. 

Por isso, muitos deles podem enviar mensagens para as empresas, através das mídias sociais. É preciso alinhar então com o time de atendimento em mídias, qual será a linguagem usada e as formas de tratamento ao cliente. 

  1. Chat, WhatsApp e E-mail 

Por fim, o atendimento que é executado através dos chats em sites, WhatsApp e e-mail também são opções para quem prefere o contato por meio de mensagens escritas. 

Nesse atendimento, precisamos sempre nos atentar aquilo que realmente queremos dizer, pois ler uma mensagem é muito diferente de ouvi-la. 

E saiba que, independente do atendimento que estiver prestando, você pode contar com a DigiSac, a plataforma que integra todos os seus principais canais de atendimento!

Deixe uma resposta