Yayagram facilita a comunicação de idosos pelo Telegram

Hoje em dia estamos tão acostumados a lidar com a tecnologia ao nosso redor que podemos nem perceber a dificuldade que algumas pessoas enfrentam para mexer com o computador ou smartphone, por exemplo. Estarmos sempre atentos e dispostos a ajudar pode fazer toda a diferença!

A história de Manuel Lucio Dallo e sua avó é um exemplo muito interessante de como boas ideias podem surgir, quando paramos para refletir e tentar ajudar o próximo. Assim surgiu o Yayagram, um dispositivo que pretende facilitar a comunicação de pessoas mais velhas com seus netos e familiares.

Dallo é engenheiro sênior de software, na Espanha. Ao ver sua avó com dificuldades de atender ou fazer ligações, desenvolveu o aparelho que segundo ele, permite que ela seja mais independente e inicie conversas com os netos. Até o nome foi inspirado por essa relação, já que “yaya” é a forma carinhosa de se falar avó, em castelhano.

O aparelho utiliza o Telegram para realizar a troca de mensagens com até sete contatos. Para escolher com quem conversar, é preciso conectar um cabo de áudio em uma das entradas (contatos) disponíveis e em seguida, manter pressionado um botão vermelho durante a gravação do áudio, semelhante ao que é feito no celular.

A mensagem enviada pelo Telegram é recebida por uma impressora térmica embutida, responsável pela impressão do conteúdo, inclusive o nome do remetente. Além do conteúdo em áudio, o envio de mensagens de texto também funciona de maneira semelhando a realizada pelos aplicativos para Android, iOS e demais plataformas.

O Yayagram, com carinha de coisas antigas, traz inclusive alguns LEDs para mostrar se está ligado, conectado ao Telegram e gravando o áudio. Em seu interior há um Raspberry Pi 4 onde estão conectados componentes, como a impressora térmica e um microfone via USB.

Você pode se perguntar: Por que Dallo escolheu o Telegram e não outro mensageiro como WhatsApp, por exemplo? O engenheiro afirma que sua escolha foi influenciada pelo fato de não gostar do Facebook e acreditar que o Telegram seja mais aberto e fácil de utilizar.

Imagem: Reprodução Twitter Manuel Lucio Dallo

E aí? O que achou do Yayagram? Você está sempre disposto a ajudar quem tem mais dificuldade em lidar com as tecnologias do momento? Conte pra gente aqui nos comentários!👵👦❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: