Ransomware Avaddon ameaça organizações, inclusive do Brasil. Fique atento!

Desde o início da pandemia, estamos vendo um número crescente no surgimento de crimes cibernéticos, principalmente devido ao aumento na utilização das tecnologias, como mensageiros e plataformas de videoconferências online. Conheça o Avaddon, uma ameaça às organizações do mundo inteiro.

O mais novo Ransomware (software de extorsão), que atua por meio de phishing, somente neste ano de 2021, já vitimou 5 sistemas de países, como Brasil, Peru, Chile e Costa Rica e outros 27 nos EUA e regiões da Europa. Mas, você deve estar se perguntando: como o ataque acontece?

Ao abrir um anexo de e-mail, o malware infecta o dispositivo e se espalha pelo sistema. A partir daí, os cibercriminosos podem não apenas cobrar resgate de dados criptografados por eles, mas também ameaçar expô-los, causando, normalmente, o bloqueio do site da vítima, devido ao aumento nos acessos simultâneos a ele.

Segundo a empresa de segurança da informação, ESET, em fevereiro deste ano, um município do Rio de Janeiro foi vítima do golpe e sofreu um vazamento de dados na rede.

Como medidas de segurança contra ataques do tipo, o Centro de Segurança Cibernética da Austrália (ACSC) pede às organizações que mantenham os sistemas operacionais e aplicativos atualizados, façam varredura de e-mails e anexos, backups de dados criptografados offline e treinamentos para identificação de ameaças.

Vale lembrar também que aqui no Brasil, todas as organizações, públicas ou privadas, estão sujeitas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) tem a função de analisar incidentes de vazamento de dados e decidir pela punição necessária que passará a ser aplicada a partir de agosto deste ano.

E aí? Já conhecia esta nova ameaça? Sua empresa está preparada para se prevenir de ataques como o Avaddon? Conte pra gente aqui nos comentários!⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: