Telegram se aproxima do WhatsApp e ocupa quase a metade dos celulares brasileiros

Desde a divulgação das novas políticas de privacidade do WhatsApp, que vem causando grande discussão em torno do compartilhamento de dados entre o app e o Facebook, acompanhamos o crescimento na adoção de outros apps mensageiros, como o Telegram, um dos preferidos do mercado.

Conforme a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no país, divulgada em fevereiro deste ano, o app Telegram está presente em 45% dos celulares brasileiros, um avanço significativo por parte do mensageiro. Enquanto o ainda líder, com 98% dos celulares, WhatsApp, enfrenta queda em adesão de 9% ao dia.

Um dado interessante da mesma pesquisa é em relação à abertura do app. Ele nos mostra que apesar do Telegram estar em crescimento no país, em números de download, isso não significa que está sendo utilizado frequentemente pelos novos usuários.

Neste quesito, o número de pessoas que abriram o app, ao menos uma vez ao dia, nos últimos seis meses, caiu. O que não acontece com o WhatsApp, que apesar de toda a confusão enfrentada, continua sendo o mais acessado por seus usuários, todos os dias.

Parece que ainda o Telegram enfrenta dificuldades em avançar na preferência das pessoas que se mantêm firmes em grupos de família e trabalho, por exemplo, presentes dentro do app verdinho, um ponto que merece atenção por parte do Telegram.

Apesar dos avanços nas funcionalidades do app de Durov, com atualizações constantes para aperfeiçoar as conversas de seus usuários, o desafio é ainda maior quando se trata em conquistar novos adeptos, principalmente aqueles que utilizam o WhatsApp, como praticamente uma ferramenta de trabalho.

Os brasileiros têm o hábito de entrar em contato com lojas e empresas de um modo geral, para tirar dúvidas, acionar o suporte técnico, receber promoções, enfim. Neste ponto o Telegram ocupa a quarta posição, vindo após os demais mensageiros da pesquisa, como WhatsApp, Instagram e o Facebook Messenger.

Ainda é cedo para se definir quem ficará com o posto de app mensageiro mais utilizado do mercado, já que a data fatídica para a entrada em vigor das novas regras do WhatsApp é apenas em 15 de maio, deste ano. 

Até lá, só nos resta acompanhar o cenário e os esforços tanto do WhatsApp, quanto do Telegram, dois grandes concorrentes que prometem dar ainda muito o que falar, principalmente quando o assunto for referente à segurança dos dados dos usuários, na utilização dos apps mensageiros presentes nos dias de hoje.

E aí…o que achou do avanço do Telegram contra o WhatsApp? Deixe sua opinião aqui nos comentários! Até a próxima!😉⏬

#ikateggs #caçaovosika

Um comentário sobre “Telegram se aproxima do WhatsApp e ocupa quase a metade dos celulares brasileiros

Deixe uma resposta