Clubhouse e a questão da acessibilidade nas redes sociais

O Clubhouse ganhou grande popularidade no Brasil e em outros lugares do mundo, nas últimas semanas. Como uma rede social unicamente de áudio, chama a atenção principalmente pela exclusividade de acesso, somente em dispositivos Apple e através de convites de quem já utiliza o app.

Porém, uma questão muito importante não passou despercebida e muito se fala atualmente das falhas em acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva e visual a nova rede social.

De acordo com especialista em acessibilidade digital, Marcelo Sales, o Clubhouse falhou em não disponibilizar botões e outros elementos essenciais codificados que pudessem ser captados por um leitor de tela. Para pessoas com deficiência visual, é um fator que impossibilita a participação nas conversas.

Em relação a este quesito, a plataforma realizou algumas atualizações e corrigiu diversos problemas de acessibilidade para leitores de tela. Isso já demonstra alguma mudança no posicionamento e preocupação com a acessibilidade.

E sobre o acesso às pessoas com deficiência auditiva? É nesse ponto que realmente o problema persiste. Diferente de outras redes sociais e devido às funcionalidades do próprio app, as conversas no Clubhouse não ficam salvas, após uma sala ser encerrada, o que prejudica a geração automática de legendas, como ocorre no Youtube, por exemplo.

Ainda segundo Sales, as empresas precisam perceber os milhões de potenciais consumidores que ficam de fora do seu produto. Uma verdade, não é mesmo? Com a falta de acessibilidade, inclusive nas redes sociais, todos saem perdendo.

O que você acha desta questão? Compartilho sua opinião com a gente, nos comentários.⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: