Se engana quem acredita que a venda se limita ao ato da compra. A venda começa muito antes do cliente passar o cartão.
O processo de vendas segue basicamente o funil de vendas que é separado em: topo, meio e fundo de funil. Em suma, o topo do funil é destinado para aquelas pessoas que ainda não são seus clientes, mas que precisam ser atraídos para o seu negócio. O meio do funil são as pessoas que já se relacionam com o seu negócio de alguma forma e estão se preparando para fechar negócio. Por fim, o fundo do funil é o cliente preparado e que vai fechar a compra.
Depois de pensar em todo o processo complexo de vendas, é preciso continuar com a relação com o seu cliente, mesmo após já ter fechado o negócio. O pós-venda entra para que a experiência do cliente com o seu negócio seja a melhor possível. Não realizar um pós-venda demonstra que seu único contato com o cliente era de que ele comprasse com você e isso não é atrativo. O cuidado nesse processo impressiona e te dá um diferencial no mercado.
É o pós-venda que vai determinar se seu cliente vai voltar ou não a fazer negócio com você e por isso, não basta apenas vender ou conquistar seu cliente para que ele compre de você, mas manter o relacionamento e assim, torná-lo um cliente fiel.
O pós-venda mostra que você se importa com o seu cliente, mesmo após a compra e demonstrar isso gera segurança e confiabilidade. As pessoas se sentem importantes quando lembradas e ser lembrado por uma marca gera ainda mais carinho.
O pós-venda pode ser realizado pelos seus principais canais de comunicação, inclusive pelas plataformas multicanais de atendimento, como a Digisac, que permitem integrar seus principais canais e promover uma comunicação forte e eficaz no seu pós-venda.