Nova função do Pix permitirá saques de dinheiro no comércio

Você certamente tem ouvido falar muito a respeito do Pix, não é mesmo? Este meio de pagamento instantâneo brasileiro, criado pelo Banco Central (BC), está sendo cada vez mais utilizado devido a sua praticidade, agilidade e segurança proporcionados aos usuários.

Uma questão que ainda pode gerar dúvidas é em relação à gratuidade do serviço. Você pode pensar: O Pix é gratuito? Existem tarifas? Bom, de certa forma, sim, o Pix é gratuito para usuários pessoa física. Já para usuários pessoa jurídica há um custo para utilizá-lo.

No entanto, esta gratuidade total aos usuários pessoa física poderá ser alterada em breve. É o que está previsto para ocorrer com a nova função, a possibilidade de saques de dinheiro no comércio. Neste caso, poderá haver uma cobrança de tarifas pela operação.

De acordo com o Banco Central, a cobrança de tarifas pelas instituições financeiras ou pelos lojistas, ainda está sendo estudada e o saque em espécie, no comércio, por meio do Pix, está previsto para entrar em operação no mês de junho deste ano.

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a operação feita no comércio será semelhante a de uma compra tradicional. O usuário poderá transferir o valor contido em sua conta ao lojista, através do Pix, e recebê-lo em espécie. 

Espera-se que, com esta nova função, os clientes dos bancos e fintechs não fiquem mais dependentes das agências e de caixas eletrônicos e que os lojistas fiquem mais seguros, sem idas frequentes aos bancos portando quantias em dinheiro.

Qual sua opinião sobre esta nova função do Pix? Conte pra gente, aqui nos comentários!😉⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: