Estamos já há algum tempo comentando aqui no blog sobre assuntos como segurança de dados, golpes e invasões onlines, e a um certo tempo atrás também publicamos uma matéria sobre o vazamento de 220 milhões de CPFs brasileiros oriundos de uma invasão a site nacional.
Ocorre que mais dois episódios de lá pra cá aconteceram, e nós te contamos tudo!
Acontece que um hacker, hoje apelidado de “hacker sincero” pelo público, hackeou o site do Ministério da Saúde, no dia 29 do mês passado. O alvo da invasão, mais especificamente, foi o FormSUS, serviço do DataSUS, sistema responsável pela coleta de dados de pacientes acolhidos pela rede pública.
Nessa invasão o “hacker sincero” apenas substitui o conteúdo da página com recados ao presidente da República e a todos os responsáveis pela segurança de nossos dados. O recado deixado por ele foi bem direto, confira só!

Nossos dados não são brincadeira, e a falta da segurança deles deve ser levada em conta, tendo em vista a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) (inclusive, já falamos sobre ela, confira).
E a invasão não parou por ai…. O segundo episódio ocorreu ainda essa semana, e o mesmo hacker voltou a enviar recados pelo site do Ministério da Saúde. Veja só a cobrança pela segurança!

Nós da DigiSac, que trabalhamos com tecnologia, sabemos que a segurança de dados é coisa séria! Seria de muito bom grado se a rede pública levasse a sério esses ataques e protegesse, de uma maneira melhor, nossos dados, para que não ocorra um terceiro aviso, ou até mesmo o vazamento deles!