Funcionários do Facebook adeptos ao Linux, optaram pelo Fedora em vez do Ubuntu e passaram a utilizar mais o CentOS Stream também. Interessante é que esses mesmos funcionários usam principalmente Windows e macOS em seus laptops e desktops na empresa. Por que escolheram o Fedora e não o Ubuntu?
De acordo com Michel Salim do Facebook, embora seja uma empresa conhecida por utilizar o CentOS em servidores, quando se trata do Linux em desktops dos funcionários, o Fedora ganha a preferência, porém, com suporte para CentOS Stream.
Com a utilização do Fedora, o Facebook torna-se capaz de reaproveitar parte de sua infraestrutura interna para lidar com CentOS em seus servidores, servindo como um ponto de integração para direcionar recursos para o CentOS.
Através do uso do CentOS em servidores do Facebook, há um melhor ajuste com o Fedora/CentOS Stream no desktop. Devido a esta proximidade, optaram pelo Fedora e não pelo Ubuntu LTS, o qual era recomendado internamente pela empresa, tempos atrás.
Mesmo assim, o Windows e o macOS continuam sendo as plataformas mais populares entre os funcionários. Mas então você pode estar se perguntando: Por qual razão o Facebook está buscando o CentOS Stream no desktop?
Na verdade, são algumas razões, como servir como uma versão estável, compatibilidade binária, atualizações de segurança pontuais e sua estreita relação com o Fedora. Assim, a empresa espera oferecer suporte total ao CentOS Stream em seus desktops durante o decorrer deste ano.
E aí… Qual você escolheria? Ubuntu ou Fedora?⏬