Pavel Durov, fundador do Telegram, se manifestou através de seu canal no app a respeito de algumas notícias que surgiram sobre anúncios que poderiam começar a aparecer no app.
Durov afirmou que tais artigos não passam de artigos enganosos e ainda listou 3 motivos para explicar tal afirmação. São eles:
- Chats privados e em grupos serão sempre livres de anúncios. Os anúncios que estão sendo considerados são apenas para grandes canais, e ainda sim serão um-para-muitos!
- Os dados dos usuários não serão usados para segmentar anúncios, diferente do que fazem o Whatsapp/Facebook, pois Durov acredita que essa prática é imoral. Caso ocorra a introdução dos anúncios em canais, eles serão feitos de modo contextuais (baseado no tópico do canal).
- O Telegram já está supervisionando os anúncios postados pelos próprios donos dos canais, que utilizam deste meio para anunciar produtos, negócios e conteúdos aos usuários que integram seus canais. O app entende que esses anúncios podem ser intrusivos aos seus usuários e, portanto, está pensando em uma alternativa para corrigir tais ações.
O CEO do Telegram ainda aproveitou para expor seu grande objetivo, veja:
“Nosso objetivo final é estabelecer uma nova classe de criadores de conteúdo – que sejam financeiramente sustentáveis e livres para escolher a melhor estratégia para seus assinantes. As redes sociais tradicionais exploram os usuários e editores há muito tempo, com coleta excessiva de dados e algoritmos manipulativos. Esta na hora de mudar isso”
– Pavel Durov
Aos criadores de conteúdo dos canais, essa é uma grande notícia, tendo em vista a oportunidade de rentabilidade, com liberdade de expressão, e administração do próprio conteúdo que o app possibilitará. Muito bom o posicionamento do aplicativo, não é mesmo? ⏬⏬⏬