Inteligência artificial e seu papel nas empresas

A inteligência artificial tem sido bem aproveitada por diversas áreas de nossas vidas nos dias de hoje, inclusive nas organizações. Isso porque, a IA, como também é conhecida, ganhou espaço por sua alta performance nos processos e no avanço tecnológico que ela promove. 

Falar de IA é falar de tecnologia, desenvolvimento e avanços. Com a inteligência artificial, até a medicina foi beneficiada com a identificação precoce de doenças, por exemplo. A inteligência artificial é a responsável pelo avanço de processos computacionais, capazes de fazer com que máquinas e robôs se comportem e aprendam como verdadeiros seres humanos. 

Pensando nisso, muitas empresas passaram a adotar a IA em seus processos, visando alta produtividade e desempenho. Hoje, vamos mostrar algumas das formas como a IA está presente nas empresas, podendo realizar análises, participar do atendimento ao cliente, venda, pré-vendas, e muito mais. Abaixo, vamos explicar um pouco sobre algumas funções. 

Desempenho de colaboradores

A inteligência artificial é capaz de realizar uma análise criteriosa do desempenho de cada funcionário de uma empresa, levando em consideração tempo de trabalho, produtividade do dia, semana ou mês, cálculo de metas, enfim, tudo que envolva a produtividade e resultados alcançados de um funcionário. Dessa forma, é interessante que os funcionários recebam então feedbacks de suas atuações dentro da organização, para que assim possam buscar sempre a melhora em seus trabalhos e serviços. 

Assistentes virtuais 

Nos sites de muitas empresas já é possível contar com a ajuda de uma assistente virtual, robô capacitado para tirar diversas dúvidas que os clientes possam ter ao decorrer da experiência de navegação no site. Além disso, assistentes virtuais podem auxiliar internamente a organização com realização de pesquisas, organizações de tarefas e muito mais. 

Vendas e marketing 

A inteligência artificial também pode ser significante ao realizar vendas e marketing de uma organização. Como alcançar mais clientes? Essa é uma dúvida comum em muitas organizações, mas pode ficar mais fácil de ser respondida e tratada quando incluída uma inteligência artificial no planejamento de captação de clientes através do site, por exemplo. 

Recrutamento e seleção 

Buscar e encontrar um bom currículo para compor o seu time pode ser mais fácil que parece com a ajuda da IA que é capaz de fazer uma varredura no Linkedin, por exemplo, encontrando uma pessoa qualificada que tenha justamente os requisitos que a sua empresa precisa. 

Apesar de causar medo em muitas pessoas por conta de possíveis demissões e extinção de profissões, a IA permite que humanos e máquinas trabalhem lado a lado, aprimorando e melhorando significantemente o desempenho das organizações. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: