Chip para a computação quântica é apresentado pela Microsoft

Um chip para computação quântica sem limite de qubits (bits quânticos que armazenam informações) foi apresentado por engenheiros da Microsoft e da Universidade de Sydney, na Austrália, com o objetivo de resolver o problema do escalonamento dos computadores quânticos.

Este novo chip é capaz de lidar com um número enorme de qubits (multiqubits) sem afetá-los, ou seja, sem provocar erros que fazem os qubits perderem os dados.

A inovação veio ao encontro do desafio da computação quântica, na atualidade, ou seja, a necessidade de se desenvolver chips de silício altamente complexos que suportem temperaturas criogênicas para funcionar.

Para operar nessa temperatura, o chip criogênico, como é chamado, precisa consumir um mínimo de energia, para que a energia dissipada não aqueça o circuito todo e consequentemente destrua os dados dos qubits.

A equipe de engenheiros deu um grande passo e conseguiu projetar o mais avançado circuito integrado eletrônico para operar em temperaturas criogênicas, um sistema que opera próximo aos qubits sem influenciar suas operações.

Neste sistema, não há necessidade de se sair da plataforma criogênica. O chip fica próximo aos qubits, o que resulta em menor potência (energia dissipada) e velocidades mais altas. Um sistema de controle real para a tecnologia quântica.

Para a equipe, a parceria com a Microsoft não apenas favoreceu a construção do chip, mas também permitirá a fabricação de computadores quânticos reais, em escala industrial. Muito interessante, não é mesmo?

Qual sua opinião sobre esta novidade tecnológica da computação quântica? Conte pra gente! 😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: