Como a inteligência artificial está presente em nosso cotidiano?

A inteligência artificial é a tecnologia que, por meio da computação, permite que computadores tenham mais autonomia e resolvam, inclusive, problemas por si só, sem interferência humana.  

Essa autonomia decorre da sua programação, criada por seres humanos. A partir disso, as máquinas aumentam a produtividade de muitos processos, principalmente pela habilidade e rapidez que podem executá-los. 

Apesar de parecer um pouco distante, a inteligência artificial está presente em nosso cotidiano mais do que podemos imaginar. A seguir, listamos alguns exemplos concretos da IA em nosso dia a da:

  • E-commerce 

Já parou para pensar em todos os processos e tecnologias que envolvem uma compra online? Desde a escolha do produto até a realização da compra em si. Os sites e-commerce são organizados de forma a induzir sempre o cliente a compra, com todo o suporte de chatbots, cálculo de prazos, fretes, integração com e-mail e muito mais, que apresentam. 

  • Busca no google 

Todo o mecanismo de busca na Google é conduzido pela inteligência artificial, inclusive, os resultados dessas buscas. Os resultados que o Google mostra para uma pessoa não são os mesmos que ele oferece para outra. Isso porque, o site conhece os gostos de cada usuário e oferece opções que estejam mais próximas daquilo que o cliente gosta e procura. 

  • Streaming 

Hoje, muitos dos filmes, séries e documentários que assistimos são através do streamings como a Netflix e Amazon Prime. Em ambos, assim como no YouTube, há um filtro realizado pela inteligência artificial que coloca em destaque um filme que o usuário possa gostar mais, justamente por, assim como o Google, conhecer os gostos de cada assinante. 

  • Alimentação 

Os aplicativos de delivery têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, principalmente por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19. Os apps são responsáveis pela entrega e pedido de refeições e todos os processos são desenvolvidos através da inteligência artificial. Através da IA, aplicativos de delivery conseguem definir a época que determinado alimento é mais pedido e também os gostos de cada cliente. 

Já havia parado para analisar a atuação da IA dessa forma e nesses diferentes cenários que, com certeza, fazem parte do dia-a-dia de todos?! Conta pra gente ⏬😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: