Notícias sobre a utilização inadequada do WhatsApp, com o objetivo de espalhar notícias falsas e aplicar golpes, por exemplo, estão a todo momento chegando até nós.
A mais recente que publicamos por aqui mostrava a ação de um malware através do WhatsApp em aparelhos Android. Neste golpe os usuários são levados a acessar um link malicioso, disseminado através do recurso do app mensageiro de responder pelas notificações.
Os criminosos não precisam ir muito longe, pois estão utilizando de estratégias mirabolantes para executar seus golpes. Lembra da velha corrente (hoax) que somos influenciados a compartilhar com nossos contatos para que algo aconteça? Então, isso é mais um tipo de ação planejada com uma finalidade ilícita.
O tema da corrente da vez é a nova política de privacidade do WhatsApp. O usuário é orientado a compartilhar um texto com os dizeres “EU NÃO AUTORIZO”, expressando sua discordância sobre as novas regras e assim não ser afetado por elas.
É claro que essa ação não é o que parece. Lembre-se que configurações de privacidade e segurança são sempre realizadas através de menus próprios para isso ou também a partir de notificações com pedidos de autorização enviadas pelo serviço.
Esteja atento às mensagens que pedem para serem compartilhadas, que tenham conteúdo em tom alarmista, expressam urgência e até mesmo, contenham erros de ortografia. São sinais de PERIGO!
De acordo com a própria companhia, a mensagem que está em circulação é falsa. Devido a criptografia utilizada de ponta a ponta, não é possível ao WhatsApp ouvir ou ver o conteúdo de mensagens privadas. O app diz que não mantém o registro das pessoas para os quais o usuário ligou ou enviou mensagens de textos, áudio ou imagens.
Para evitar que criminosos atinjam seus objetivos, o recomendado é que essa mensagem NÃO seja compartilhada. Agora que você sabe disso, não deixe de avisar seus amigos e contatos!! #DicadeSegurança🚨