Cadastro para vacinação vira isca para WhatsApp clonado

Falamos recentemente aqui no blog sobre como os criminosos vem agindo para aplicar golpes através de apps como o WhatsApp. A previsão para este ano é que haja um aumento nas incidências destes golpes, principalmente por estarmos vivendo ainda em meio a pandemia.

Agora, após o início da vacinação em nosso país, não seria diferente! Os criminosos já estão se articulando para tirar vantagem desta situação, usando de má fé as expectativas e esperanças da população.

A tática aplicada pelos oportunistas de plantão consiste no WhatsApp clonado. Eles pedem ao usuário do app que confirme em código enviado por eles através de SMS e isso os permite acesso ao mensageiro.

Também comumente utilizadas, porém com menos frequência que o golpe acima citado, as ligações telefônicas representam um risco à população que, atraída por promessas de agendamento para a vacinação, expõem aos criminosos seus dados pessoais e outras informações importantes.

De acordo com o comunicado feito nesta terça-feira (19), o Ministério da Saúde afirmou que não liga e não envia SMS de cadastramento aos cidadãos para tomar a vacina contra a Covid-19.

As autoridades sanitárias alertam que as vacinas já estão sendo aplicadas, porém, neste momento, apenas em grupos prioritários, como trabalhadores da saúde da linha de frente e idosos em casas de repouso. A população geral NÃO deve procurar os postos de saúde.

O governo de São Paulo também emitiu um alerta contra possíveis sites falsos de cadastro para vacinação. Conforme informaram, apenas o site Vacine Já é verdadeiro e confiável. Através dele, qualquer cidadão já pode fazer um pré-cadastro para a imunização. Essa ferramenta é utilizada apenas para agilizar a coleta de dados e não para agendamentos. Somente no momento da vacinação o cadastro será finalizado.

Por isso fiquem atentos à qualquer mensagem suspeita, não queremos ninguém caindo na lábia desses criminosos!!😉💙

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: