Você sabe a diferença entre uma plataforma monocanal, multicanal e pluricanal?

Uma plataforma de atendimento é aquela que te ajudará a controlar toda a parte de atendimento ao seu cliente. Com as plataformas de atendimento, você consegue proporcionar uma experiência única e exclusiva para seus clientes, isso porque, hoje em dia, ninguém mais tem muito tempo ou paciência para esperar pelas respostas por um tempo muito longo.

Atualmente, as plataformas que são mais apropriadas são as de estilo multicanal, pois já não temos mais conhecimento de quais canais os clientes utilizam, por essa razão, é de extrema importância que estejamos no maior número de canais possíveis para nos comunicarmos com o maior número de clientes possíveis e, consequentemente, sermos empresas acessíveis. 

Entretanto, as plataformas de atendimento também podem ser monocanal e pluricanal, diferentes das plataformas multicanais. Vamos falar de cada uma delas ⏬

Monocanal

O prefixo “mono”, no grego, vem do sentido de “um só” “único”. Como o nome propõe, um atendimento monocanal é aquele mais simples e utiliza apenas um único canal de comunicação, normalmente o telefone. O telefone ainda é um meio de comunicação muito importante e usado entre a população, mas muitas pessoas ainda sim, preferem outros canais, como os de mensagem, por exemplo.

Multicanal

Enquanto isso, o prefixo multi traz a ideia de muitos, vários. O atendimento multicanal é, então, aquele que utiliza diversos canais para realizar o seu atendimento. Atualmente, um atendimento multicanal faz extremo sentido, já que estamos conectados em vários canais de comunicação como mensageiros, telefone, sms, e-mail, etc. 

Pluricanal

Por fim, há também a possibilidade de um atendimento pluricanal. A princípio, um atendimento pluricanal passa a impressão de ser praticamente igual ao multicanal, mas não é. Na realidade, um atendimento pluricanal não proporciona a integração entre os canais, ou seja, se o cliente está recebendo atendimento via telefone e quer passar esse atendimento para o SMS ou o WhatsApp, por exemplo, não será possível, já que não são canais integrados. Por essa razão, o cliente deve começar todo o atendimento novamente, o que desanima e, em casos extremos, irrita o cliente. Como ninguém quer isso acontecendo, o atendimento pluricanal pode ser facilmente substituído pelo multicanal. 

Qual é o melhor?

É claro que depende muito da sua empresa, do seu objetivo e do perfil dos seus clientes. Mas ter um atendimento multicanal e claro, uma plataforma que integre os seus canais, pode sim ser a melhor opção e a DigiSac pode te ajudar nessa questão. Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: