Hoje muito se fala sobre segurança de dados, golpes e fraudes que acontecem na internet, e muitos termos são utilizados para denominar o que vem acontecendo no mundo digital.
Facilmente, esses nomes são confundidos com suas práticas. Por exemplo, phishing e spam parecem práticas comuns, mas existe uma grande diferença entre elas. Acompanhe só:
Phishing é o termo usado para denominar golpes na internet. O mais comum hoje são e-mails que pedem informações privadas e sigilosas. Como, muitas vezes, esses e-mails estão camuflados, podemos confundi-los com e-mails de empresas reais às quais temos contato.
O phishing também se utiliza de códigos capazes de roubar dados pessoais como senhas, contas de bancos e outros, precisando apenas que o usuário vítima clique e baixe o link enviado.
O phishing também pode acontecer via telefone. Sabiam? Frequentemente os consumidores têm recebido ligações de seu cartão de crédito, dizendo que o mesmo estava sendo clonado e, para isso, precisariam digitar a senha para que o cartão fosse bloqueado. Ao digitar a senha, o golpista passa a ter acesso ao cartão e pronto! Golpe aplicado!
O spam se diferencia do phishing quando, em sua maioria, são e-mails indesejados pelo usuário. Podem ser propagandas, propagandas enganosas ou até mesmo correntes. Os e-mails normalmente possuem um espaço apenas para o recebimento de mensagens spam, assim fica ainda mais fácil identificá-los.
Os e-mails também costumam enviar para a caixa de spam, os contatos desconhecidos e que possam vir a ser spam, mas nem sempre são. Com o spam, é possível identificar de forma mais clara o que pode ou não ser um golpe.
De qualquer forma, sendo spam ou phishing, esteja sempre atento às armadilhas que o mundo digital pode trazer #ficaadica😉
Um comentário sobre “Qual é a diferença entre Phishing e Spam”