Phishing, o que é?

Você sabe o que é Phishing? Já ouviu falar sobre o assunto alguma vez?

Phishing nada mais é que uma fraude comum e recorrente, que acontece no meio cibernético e pode ser aplicada atravéz de e-mails, sms ou até telefonemas. 

O Phishing acontece da seguinte forma: um golpista se passa por alguém de uma empresa confiável, e normalmente grande e renomada. No contato com a vítima, o golpista tenta colher o máximo de dados pessoais possíveis, e com isso conseguir acesso às senhas (de perfis, banco, cartão de crédito e débito, entre outras).

O estrago que o Phishing ocasiona é enorme, pois na maioria das vezes é muito difícil distinguir que aquela mensagem não é verídica, considerando que são muito bem feitas e planejadas. Além disso, os argumentos e maneiras de falar, convencem a pessoa de que aquela situação é mesmo real. Por esses fatos, é que muitas pessoas caem nesse tipo de golpe, todos os dias!

O nome de tal fraude vem do inglês: fishing, que significa pescar, ou seja, o criminoso vai “pescar” uma vítima com uma “isca” atrativa e confiante. Já o ‘ph’ da palavra é oriundo de “phreaking”, que eram as pessoas que realizavam experimentos por meio das telecomunicações com o intuito de entender como elas funcionavam. 

Como podemos ver, é tudo muito bem calculado e planejado. Por isso, é importante estar atento aos detalhes e aos possíveis golpes! Não deixe de ficar atento aqui no blog também, pois iremos falar mais sobre esse assunto importante e que necessita de atenção!

2 comentários em “Phishing, o que é?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: