Golpes Online previstos para 2021

Como nós sabemos, as novas tecnologias vieram para ficar, e provenientes delas temos pontos positivos e pontos negativos. Pois enquanto muitas pessoas trabalham arduamente para melhorar os relacionamentos estabelecidos através dessas ferramentas inovadoras, outras vão pelo caminho absolutamente oposto, espalhando mentiras e golpes no meio digital.

Já abordamos anteriormente os possíveis golpes que serão praticados no WhatsApp em 2021, e agora abordaremos alguns outros golpes digitais, que envolvem Inteligência Artificial e guerra cibernética, por exemplo. Confira a seguir:

  • Golpes utilizando a vacina para Covid-19 como isca

Os conhecidos hackers, criminosos cibernéticos, estão atentos a tudo o que acontece neste momento de pandemia, inclusive à vacina tão aguardada pela população mundial.

Tal vacina vem sendo utilizada por eles como isca em campanhas de phishing (tentativa fraudulenta de conseguir informações confidenciais, por meio de disfarces de entidades confiáveis em uma comunicação eletrônica), tipo de ataque muito comum no Brasil. Nesta modalidade, os criminosos conseguem, através de e-mails e sites falsos, roubar dados pessoais e financeiros dos usuários, utilizando tais dados para, até mesmo, realizar pedidos de resgate.

  • Ataques dirigidos aos sistemas financeiros

Devido ao aumento no uso de apps bancários e novas tecnologias neste segmento, os criminosos seguem atentos, procurando por onde podem atacar. O Pix, meio de pagamento instantâneo do Banco Central, é um excelente exemplo disso, pois vem atraindo muitas pessoas ao sistema financeiro digital.

Aproveitando-se da falta de conhecimento de parte dos usuários, os criminosos aplicam golpes conhecidos, como o do falso QR Code, e desenvolvem novas famílias de cavalos-de-Tróia bancários criados no Brasil.

  • Campanhas de desinformação com deepfake e IA

Especialistas em segurança preveem uma sofisticação das Fake News, através do uso do deepfake, aqueles vídeos falsos criados com montagens de rostos e vozes de famosos e políticos. Criminosos o utilizam para denegrir a imagem pessoal, já que o conteúdo falado e mostrado são frutos de uma manipulação e não condizem com a realidade. Muito interessante, não é mesmo?

O deepfake é desenvolvido por meio de Inteligência Artificial, em especial a técnica de machine learning, que resumidamente falando, consiste numa simulação de um processo natural para seres humanos, o aprendizado através da experiência.

  • Intensificação de golpes no WhatsApp

Como já falamos por aqui, a aplicação de golpes por meio do WhatsApp é bem conhecida e prevista para acontecer, devido ao seu grande número de usuários.

Com o WhatsApp Pay, recurso para pagamentos pelo app ainda não aprovado pelo Banco Central, os criminosos podem ter às mãos um leque muito maior de ataque e aplicação de fraude financeira diretamente pelo aplicativo.

  • Roubo de dados de dispositivos conectados ao 5G

Golpes envolvendo o 5G devem crescer com o avanço da tecnologia. Novidades como carros conectados e diversos dispositivos domésticos e empresariais, sempre conectados à internet, estão previstas para este ano de 2021 e junto a elas, novos caminhos para golpes onlines.

  • Invasão às plataformas educacionais

Devido às tecnologias aplicadas no setor da educação, que favorecem o aprendizado à distância, por exemplo, as instituições de ensino, os estudantes e professores são os novos alvos dos criminosos. Informações de banco de dados podem ser roubadas e utilizadas com a ameaça de divulgação.

  • Queda de serviços essenciais em meio a guerras cibernéticas

As guerras cibernéticas são uma realidade nos dias de hoje. Conforme dados da Microsoft, 40 de seus clientes, entre agências governamentais, thinktanks, ONGs e empresas de TI receberam ataques direcionados pelo governo russo após um roubo de dados, em 2020.

Cidadãos comuns, como a maioria de nós, podem ser afetados também, caso os serviços essenciais ligados aos governos fossem interrompidos por ataques cibernéticos.

Seguimos confiantes e sem medo, afinal também tem muita gente capacitada trabalhando bastante para nos proteger de todos esses golpes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: