Chatbots – entenda mais sobre a tecnologia!

Os chatbots vêm estando cada vez mais presentes em nossas vidas devido aos avanços e novidades da tecnologia, com o intuito sempre de otimizar processos e agilizar a nossa rotina. 

Para que os processos fiquem cada vez mais rápidos e ágeis, os chatbots podem auxiliar muito, principalmente no atendimento ao cliente. 

Mas o que são os chatbots?

Os chatbots são robôs que servem, basicamente, para conversar, da forma mais natural possível, com os públicos de uma empresa. Com eles, o atendimento pode ser realizado 24 horas por dia e 7 dias por semana, ou seja, eles permitem que a sua empresa esteja literalmente sempre à serviço do seu cliente. 

Os chatbots são programas computacionais ou softwares que vão simular uma conversa humana. Eles oferecem soluções para possíveis dúvidas, reclamações e sugestões. Em suma, eles são a forma mais ágil de conversar com um cliente. 

Onde eles estão presentes?

Normalmente os chatbots estão presentes em sites, mídias sociais e app mensageiros como o WhatsApp, Telegram e Facebook. Eles também podem estar presentes em e-mails, SMS e até em ligações telefônicas. 

O que os chatbots são capazes de fazer?

Os chatbots poderão, dentro da sua empresa, tirar dúvidas que sejam frequentes e de rápida resolução. Também são capazes de realizar agendamentos de consultas, serviços, entregas e até mesmo para captar leads. 

Exemplos de chatbots famosos

Alguns chatbots são bem conhecidos, pois estão presentes em nossas vidas. O chatbot do Banco Bradesco, conhecido como Bia, promete ajudar o usuário na hora de realizar transferências, fazer consultas, tirar dúvidas e muito mais. O chatbot funciona no aplicativo do banco, no WhatsApp entre outros. 

Uma das maiores lojas de varejo, a Magazine Luiza, também usa um chatbot muito conhecido, a Lu, que consegue realizar o rastreamento das entregas, emite vias de boleto, fornece qual é o status do pedido e muito mais. 

Esses são apenas alguns dos casos de sucesso de chatbots! 

Os tipos de chatbots 

Existem dois tipos principais de chatbots. O primeiro é aquele baseado em regras e o segundo é estruturado através de Inteligência Artificial. 

  • Chatbots baseados em regras 

Esses são mais restritos, pois obedecem comandos já definidos, ou seja, seguem um script para dúvidas recorrentes, por exemplo. De acordo com as respostas dadas pelo usuário, o chatbot designa a próxima ação. E para a formulação dessas respostas, eles acessam o banco de dados. 

  • Chatbots baseados em Inteligência Artificial 

Enquanto  isso, os chatbots baseados em Inteligência Artificial não precisam, necessariamente, seguir um roteiro pré-definido. 

Através de cada conversa que o chatbot realiza, ele passa a entender do que se trata e passa a criar o seu próprio banco de dados. Os bancos de dados pré-criados são um pouco mais completos aos quais esses bots têm acesso. Os chatbots baseados em IA conseguem aprender e realizar tarefas mais difíceis. 

Se você pretende usar um chatbot em sua empresa, conte com a DigiSac. Nossa plataforma, além de usar o chatbot, possui a possibilidade de inclui-lo em sua estratégia. O robô de atendimento auxilia o pré-atendimento para sua equipe permitindo triagens, encaminhamentos e organizando os chamados nas filas de cada departamento.

3 comentários sobre “Chatbots – entenda mais sobre a tecnologia!

Deixe uma resposta