Saiba outros diversos modos e lugares onde a inteligência artificial é aplicada!

Falamos algumas vezes aqui no blog sobre Inteligência Artificial e como ela está presente em nossas vidas. Inclusive, já demos alguns exemplos de como a Inteligência Artificial já se encontra corriqueiramente “instalada” no nosso dia a dia. 

Hoje, vamos falar um pouco mais de outros possíveis modos da aplicação dela, para entendermos ainda mais sua importância e como ela vem facilitando cada vez mais processos rotineiros. 

Chatbots

Essa primeira aplicação é bem comum e temos realmente bastante contato! Afinal, chatbots são aquelas janelas que se abrem quando entramos nos sites, e ali já nos torna possível tirar algumas dúvidas, entender melhor algum produto e interagir com a empresa. 

Os chatbots também dizem respeito aos robôs que respondem mensagens rapidamente por aplicativos como no Telegram, WhatsApp e Messenger do Facebook. Eles tentam simular uma conversa humana e o objetivo é sempre responder rapidamente e de forma coerente o cliente. 

E ai? Ta lembrado de quando foi a última vez que recebeu uma mensagem de um bot por esses canais? Apostamos que não faz muito, afinal as empresas estão investindo pesado nessa forma de atendimento hoje em dia!!

Segurança 

A inteligência artificial também está presente na segurança. O reconhecimento facial é um bom exemplo dessa aplicação. Esta AI esta presente em celulares para desbloqueio de tela, acesso a aplicativos, pagamento em bancos e diversas outras opções. 

Ensino 

No ensino, a inteligência artificial também se faz presente. E já existem muitas propostas e estudos que evidenciam que a inteligência artificial é capaz de fazer o papel de tutores na hora de tirar dúvidas de alunos, e até capaz de verificar se eles entenderam a matéria ou não.

Os estudos mostram ainda que através de AI é possível identificar o estado sentimental dos alunos, ou seja, se o aluno está cansado, triste, feliz ou disposto. E levando em consideração essas informações, é possível que seja desenvolvido conteúdos direcionados para cada aluno, na medida que seja muito mais aproveitados por eles.

Agricultura 

Na agricultura, a inteligência artificial tem sido muito necessária devido ao tamanho da produção. Afinal, em lavouras muito extensas, pode ficar difícil o controle e previsões.

A inteligência artificial nesse caso pode funcionar desde no monitoramento da lavoura e na previsão meteorológica, até na forma de automóveis que andam sozinhos na própria lavoura.  

Aproximação de cartão para realizar compras 

Uma das novidades no mercado hoje, é a possibilidade de se realizar a compra com apenas a aproximação do cartão na maquininha, o famoso contactless.

Essa tecnologia é um exemplo perfeito de inteligência artificial e da presença dela em nossas vidas, além claro, exemplo da facilidade que ela propõe. 

Biometria e tags 

Você já reparou na quantidade de condomínios que usam as tags para que os proprietários entrem pela portaria? Muitos, além das tags, usam também a biometria, ou seja, utilizam da digital dos moradores. 

Com o uso da Inteligência Artificial, os dados sobre o morador são coletados, e então se é permitido ou não a entrada dele no prédio. 

Será que depois de todos os exemplos que demos logo acima, você ainda tem alguma dúvida quanto ao fato de que a inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia? E dizemos mais, reparem que é questão de piscar os olhos, e o número e formas de aplicação da AI só aumenta!

Deixem comentários sobre o que vocês acham da inteligência artificial que está presente no nosso dia a dia, e quais são as futuras aplicações de AI que vocês acham que vão acontecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: