Será o fim dos SMS??

O SMS sempre foi uma ótima alternativa para conversas de textos rápidas, curtas e eficazes. Através dele, temos a possibilidade de conversar com qualquer número de celular, a qualquer hora. Mas, é claro, mediante a cobranças por cada mensagem enviada. 

O SMS foi, por muito tempo, o grande querido para informações rápidas, mas, seguindo as novidades…..Será que ele chegará ao fim?

O RCS  (Rich Communications Service), novo padrão de mensagens criado pela Google, promete tomar o lugar dos SMS. Aliás, ele realmente foi criado para substituí-los!

O RCS funciona da mesma maneira que os principais mensageiros (Whatsapp, Telegram, Messenger, e etc) e, através dele, será possível enviar mensagens longas, áudio, vídeos, imagens e arquivos. Também é possível criar grupos e usá-lo pelo Wi-Fi. 

Inicialmente, o RCS será voltado apenas para os usuários de aparelhos com sistema Android, já que, no sistema iOS, já existe algo semelhante, o iMessage.  Por aqui, as operadores de telefonia VivoClaro e Oi confirmaram a adesão ao protocolo RCS, sendo que a Oi já até inicou as operações com o novo padrão de mensagens. Contudo a Tim já anunciou que não usará o padrão do Google, adotado pelas demais operadoras brasileiras, mas não revelou maiores informações. As demais, ainda não dizem quando ativarão o recurso no país, esperamos que logo, não é mesmo?

Um dos diferenciais que o novo padrão terá em relação aos SMS, é que a cobrança dele será realizada pelo uso de dados do celular e não por mensagens enviadas, o que pode ser bastante benéfico para os usuários, principalmente para aqueles que possuem operadoras de telefonia diferentes. 

E, caso você tenha o RCS instalado em seu aparelho, mas o seu cliente não, não tem problema! É possível conversar com um número que não tenha o RCS, contudo as mensagens dele serão convertidas para SMS, e ele será cobrado por cada mensagem enviada. 

Ressaltamos que as mensagens enviadas através deste sistema não serão criptografadas, ou seja, não estarão protegidas como ocorre no WhatsApp e no Telegram, o que conta como um ponto negativo para o novo sistema e para a nossa privacidade….

Para usar o mensageiro, basta buscar por “mensagens” ou “rcs” na loja de aplicativos:

Escolha a opção “Mensagens” e instale: 

Em seguida, defina aplicativo Mensagens como SMS padrão:

E pronto! Você já pode enviar e receber mensagens via RCS.

E ai? Estão prontos para deixarem o SMS de lado e partirem para esse novo sistema??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: