Os 4 desafios do atendimento multicanal

Você já percebeu a infinidade de canais de comunicação a qual um usuário tem acesso? Um único pode estar conectado, ao menos, a 3 canais diferentes. São eles diversos: Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, SMS, E-mail, Telefone entre muitos outros!

Uma empresa que não esteja disponível neles ou na maior parte deles acaba ficando para trás em vários quesitos. Um usuário precisa ter a chance de conversar com as empresas por onde ele próprio quiser. É preciso se adequar ao que o seu cliente quer e precisa e não ao que seja mais conveniente para você. Hoje, uma empresa que não possui uma plataforma multicanal, não está inserida ao contexto atual. 

Não é tão simples quanto parece. Não basta que você esteja em todos os meios de comunicação somente, mas sim que você possa organizá-los e gerenciá-los de maneira eficaz. Para isso, existem as plataformas multicanais que integram os principais meios de comunicação e promovem um atendimento eficiente.

  • Implementação e integração

Um grande desafio para as empresas é a implementação de uma plataforma multicanal de atendimento. À princípio, muitas não entendem a necessidade da aderência desse serviço e passam por resistências desde a contratação até a implementação em si. É preciso estar aberto e entender a necessidade das plataformas multicanais. Outras empresas simplesmente não confiam esse serviço a qualquer plataforma e nesse sentido, elas têm razão. É preciso implementar uma plataforma que tenha boas recomendações no mercado, que promova um treinamento adequado ao seu time e esteja disponível para acompanhar a sua empresa do começo ao fim da implementação e claro, tenha um suporte consolidado.

Um bom exemplo é a DigiSac, a plataforma multicanal que está disposta sempre a tirar toda e qualquer dúvida que você venha ter. A DigiSac também oferece um treinamento ao seu time de como usar a plataforma.

  • Atualização e acompanhamento 

É preciso realizar pesquisas para estar sempre atualizado sobre o seu público. Não basta estar no canal preferencial do seu cliente, você precisa também saber o que ele deseja, o que ele precisa. Para isso, utilize boas ferramentas como o Google Forms, Pesquisa de Opinião e enquetes do Telegram. Saiba por canal seu público prefere se comunicar. 

Esteja também atualizado sobre o que cada canal promove e saiba das atualizações de cada canal. O WhatsApp e o Telegram, por exemplo, passam sempre por novas atualizações. 

  • Alinhamento de equipe

Para que uma plataforma multicanal funcione muito bem dentro da sua empresa, é preciso ter uma equipe alinhada e comunicativa. Isso porque, cada um precisará conversar com o outro, saber quais são as situações de cada cliente. 

Também é importante que cada um da equipe de atendimento vista a camisa da empresa. É preciso que cada um conheça muito bem o seu negócio e saiba resolver qualquer demanda, pedido, reclamação ou dúvida dos seus clientes. Todos devem estar por dentro sobre cada cliente, isso porque, um mesmo cliente pode conversar por mais de um canal com a sua empresa. É preciso também garantir que os dados dos seus consumidores estejam seguros. 

  • Produtos de qualidade 

É preciso investir em plataformas multicanais de atendimento que tenham qualidade. Uma plataforma multicanal tem como principal objetivo organizar os vários canais de atendimento em um lugar só, portanto, essa plataforma terá papel fundamental no seu negócio.

Pesquise muito bem antes de adquirir uma plataforma multicanal. A DigiSac, por exemplo, garante eficiência e qualidade para seus clientes para que esses possam proporcionar a melhor experiência de atendimento. 

Conheça a DigiSac, entre em contato conosco e faça um teste gratuito para ter certeza da melhor plataforma multicanal de atendimento! 

Esperamos você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: