Home Office: uma revolução nas formas de trabalho

Há quem ache que home office seja trabalhar em casa, mas não necessariamente. O home office é a possibilidade de você trabalhar fora do ambiente organizacional e pode ser em um café, em um restaurante, biblioteca ou em qualquer outro lugar.
Para deixar mais claro, o termo home office pode ser facilmente substituído por teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância.
Segundo a pesquisa “Home Office” de 2018, 45% das empresas já adotavam o teletrabalho e 70% tinha como objetivo a melhora da qualidade de vida dos funcionários.
Com a popularização dos computadores e da internet, a possibilidade de home office também aumentou.
É uma alternativa a possíveis demissões em tempos de crises, pois reduz custos.
Uma oportunidade perfeita para que bons funcionários trabalhem com você, independente de qualquer crise ou situação que o trabalho presencial não seja possível de ser realizado.

Como funciona
O home office é monitorado. Sua estrutura de comunicação continua sendo a da empresa e não o ambiente ao qual a pessoa está. Isso é feito através de plataformas tecnológicas que permitem acompanhar o funcionário.
O registro das horas trabalhadas pode ser feito em uma plataforma ou até mesmo feito à mão. Também é possível controlar os horários de pausa e de almoço.
Não é moleza! Quem trabalha com home office não vai trabalhar na cama, por exemplo. Há necessidade de um lugar adequado e tranquilo para executar as tarefas.
No home office, o funcionário será pago pelas tarefas que ele executa e não pelo tempo trabalhado, o que já reduz custos para a organização.
Os direitos para o teletrabalhador são salário, décimo terceiro salário, férias, registro na carteira, FGTS e outros. O único que fica de fora é o vale-transporte, já que não haverá necessidade de locomoção. Esse só será pago caso o funcionário necessite ir a empresa algum dia.
É interessante que a empresa forneça os equipamentos necessários como computador, celular, internet paga, montagem de escritório e isso ficará determinado através do contrato entre ambas partes.
Em relação a hora extra, é preciso que seja criado um mecanismo de controle e caso seja excedido o horário, é obrigação da empresa pagar por isso.

Vantagens de adotar o home-office na sua empresa
Distância
Para os empregados que moram longe da empresa, se torna muito mais tranquila a ida e volta, além de reduzir o custo do vale-transporte.
Os funcionários passam a otimizar bem melhor o tempo, pois não há possibilidade de atrasos quando o teletrabalho é adotado.
Retenção e quebra de barreira geográfica
O home office tem a grande vantagem de ir além das fronteiras geográficas. Se você quer contratar uma pessoa que considera muito boa para o cargo, mas a mesma mora muito distante, ela poderá optar pelo home office e ninguém sairá perdendo.
Produtividade
Com o trabalho remoto, você promove maior produtividade aos seus funcionários já que eles acabam não tendo mais o cansaço relacionado ao deslocamento e, consequentemente, ficam menos estressados. Além claro, de ser uma ótima solução para problemas ambientais como alta taxa de emissão de CO2.
Sem desculpas
Com surgimentos de crises como os surtos, as epidemias, pandemias e endemias, o seu sistema de trabalho e sua produtividade não estarão comprometidos, pois a sua empresa já terá a estrutura de home office. Também é interessante para quando as cidades sofrem com chuvas fortes e enchentes, bloqueio de transportes públicos, trânsito travado ou outros problemas que acabam impossibilitam que os funcionários cheguem nas empresas.
Trabalhando junto, mesmo longe
Além disso, seus funcionários não estarão trabalhando sozinhos. Hoje a internet permite reuniões e encontros online, além de grupos do Telegram e WhatsApp para transmissão de informações.
Recomendações para você dar à sua equipe
.Acordar no mesmo horário que acordaria se fosse sair para o trabalho
Manter a rotina é essencial para ter a produtividade que teria caso estivesse trabalhando na empresa. Manter o mesmo horário de almoço e de pausas também é essencial. Tome um bom café da manhã e se exercite, isso vai dar um gás para você começar bem o dia de home office.
.Organização
Tenha uma agenda ou um caderno com todas as atividades que deverão ser feitas no dia. Ir ticando e se organizando é imprescindível. Estabeleça prazos e tente ao máximo não procrastinar.
.Crie um local de trabalho
Trabalhar home office não significa trabalhar na cama ou no sofá. Procure um lugar calmo e sem distrações. Monte um espaço que te lembre ao máximo o ambiente de trabalho.
.Converse
Tente se comunicar ao máximo com o maior número. Não é saudável não conversar com outras pessoas. A possibilidade de se sentir sozinho trabalhando home office é gigantesca, portanto, faça ligações para seus clientes, para o seu chefe. Tente fazer reuniões online também.
.A DigiSac te ajuda no home office!
Com a DigiSac, sua empresa tem a sua disposição uma plataforma de integração de comunicação interna e externa, para suporte e atendimento, HelpDesk, de forma simples e descomplicada.


Acesse nosso site para mais informações.

Publicado por DigiSac Plataforma

Plataforma multicanal e multiusuários, seu PABX para mídias sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: